FANDOM


Adilson Dias Batista ou somente Adilson Batista (Adrianópolis, 16 de março de 1968), é um treinador e ex-futebolista brasileiro. Atualmente treina o Cruzeiro Esporte Clube.

CarreiraEditar

JogadorEditar

Adilson atuava como zagueiro. Sua condição técnica permitiu que fosse um jogador de alto nível mesmo sofrendo duas lesões graves ao longo de sua carreira. Era um líder nato.

Jogou em grandes times do Brasil, como Grêmio, onde foi campeão da libertadores, e Cruzeiro onde foi ídolo da torcida e atualmente e o treinador da equipe à três temporadas seguidas.

Ao abandonar a carreira de jogador em 2000, quando atuava pelo Corinthians, decidiu tornar-se treinador.

TreinadorEditar

Como treinador, Adilson tem como principal característica a organização tática de seus times.

Na temporada 2008 assinou contrato com o Cruzeiro Esporte Clube, onde conquistou o Campeonato Mineiro, seu terceiro título estadual como técnico e conseguiu uma vaga para a Copa Libertadores da América 2009 com o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.

No dia 27 de maio de 2009, na vitória do Cruzeiro sobre o São Paulo por 2x1,e também a vitoria na casa do São Paulo no dia 18 de Junho por 2 a 0. Adilson se tornou tornou o treinador mais vitorioso do clube na competição continental. São 12 triunfos ao todo.

Adilson ultrapassou a marca de 11 vitórias de Zezé Moreira, que conduziu o time celeste ao seu primeiro título das Américas, em 1976. Além disso, o atual técnico é o único a comandar o Cruzeiro em duas edições da Libertadores, das 11 em que o clube competiu.

Adílson muito criticado pela imprensa e pelos torcedores por ser considerado um "inventor" graças a seu estilo inovador, tendo sido um dos primeiros treinadores a adotar o sistema com 3 volantes atuando no meio-campo em clubes brasileiros vem conquistando seu espaço no cenário de futebol como treinador, tendo sido no passado um zagueiro incontestável.Tem também como suas grandes invenções jogadores desconhecidos como Marquinhos Paraná, Henrique e Leonardo Silva, hoje considerados unanimidades no Cruzeiro, seu clube atual.Adílson conduziu também o Cruzeiro por todo o mata-mata da Libertadores 2009, chegando até a fase final e se colocando definitivamente como um dos treinadores mais valiosos do futebol brasileiro.

Marcado pelo seu ímpeto em vencer e por ser de poucas palavras e muito trabalho tem a frase "vamos aguardar" como um xavão.Passa em 2009 seu até então melhor momento como treinador e tem rendido com seus resultados inclusive a imprensa mineira, tão dura com ele em momentos passados.

No dia 23 de novembro de 2009, acertou mais um ano de contrato com o Cruzeiro, quebrando uma tradição no futebol nacional, sendo que os técnicos duram pouco tempo em seus cargos, e Adilson está indo para seu terceiro ano consecutivo à frente do Cruzeiro Esporte Clube.

No dia 06 de dezembro de 2009, após ganhar do Santos por um placar de 2 a 1, jogando com um jogador a menos e com quatro zagueiros, Adilson consegui a classificação do Cruzeiro para a Copa Libertadores da América em 2010, beneficiado pelo resultado do jogo entre Botafogo e Palmeiras, quando o Botafogo ganhou também pelo placar de 2 a 1, e o Cruzeiro ficou à frente do Palmeiras no número de vitórias, 18 a 17.

Hoje, Adílson Batista é considerado o melhor treinador da nova geração, superando nomes como Ney Franco, Mano Menezes e Dorival Junior.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.