FANDOM

Alberto Dualib (São Paulo, 1920) é ex-presidente do Timão. Foi eleito presidente do clube em 1993 e renunciou ao cargo em 2007.

Sua administração foi vitoriosa, conquistando os mais importantes títulos da história do Corinthians, entre eles o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2000. Porém, nos últimos anos de mandato, teve sua popularidade com a torcida corintiana reduzida, devido a escândalos financeiros e repetidas crises internas. Culminando com parte da torcida organizando o movimento Fora Dualib para tirar o mesmo do poder.

Dualib foi reeleito pela última vez na madrugada de 3 de fevereiro de 2006, após uma série de protestos da torcida organizada Gaviões da Fiel, mas não pôde tomar posse no mesmo dia, já que a oposição, liderada por Waldemar Pires, ex-presidente do clube, que esteve no comando no ínicio dos anos oitenta, moveu uma ação judicial contra o atual presidente. Dualib, porém, conseguiu barrar a liminar e permanecer no posto.

Em Julho de 2007, Dualib foi acusado pelo Ministério Público Federal de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha na participação conjunta com a MSI, antiga parceira do clube e com isso correu sérios riscos de ser afastado do cargo ou até mesmo de sofrer um Impeachment.

No dia 7 de agosto deste ano, em reunião realizada pelo conselho do clube, foi definido seu afastamento do cargo por dois meses. Seu susbtituto nesse período foi Clodomil Orsi. Com a descoberta de novos fatos, no dia 21 de Setembro de 2007 Dualib decidiu renunciar ao cargo de presidente, encerrando cerca de 14 anos como líder do clube.

Atualmente está sendo processado pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha em ação penal da Justiça Federal. Ao mesmo tempo, está sendo processado por crimes de formação de quadrilha e estelionato, na Justiça Estadual.