FANDOM

A década de 80 marcou o final da ditadura militar no Brasil. O momento era de luta pela redemocratização e no futebol, a época ficou marcada pela chamada democracia corintiana, um movimento que transformou o clube. Liderada pelo meia Sócrates e pelos igualmente politizados Wladimir, Zenon e Casagrande, a "democracia" deu vida nova ao clube, que saiu de um péssimo campeonato brasileiro em 1981 para títulos paulistas em 82 e 83. O tempo da democracia foi marcado por jogos inequecíveis, entre eles, um ocorrido em 9 de fevereiro de 1983, no estádio do Canindé. Pelo campeonato brasileiro, jogavam o Corinthians e o pequeno Tiradentes do Piauí. Era o jogo de volta. Na ida, o time nordestino havia derrotado o alvinegro do Parque São Jorge por 2x1 em Teresina. Na volta à São Paulo, a torcida e a imprensa protestaram bastante. O que ninguém poderia prever é que o jogo de volta seria vencido por um placar tão dilatado: 10x1 para o Corinthians, com gols de Sócrates (4), Paulo Egídio (2), Biro-Biro, Ataliba, Wladimir e Vidótti. Escrevia-se naquela noite, a maior goleada da história dos campeonatos brasileiros:10 a 1.

EscalaçãoEditar

CORINTHIANS: Solito; Mauro, Daniel Gonzalez; Sócrates, Paulinho, Biro-Biro, Zenon (Eduardo Amorim); Ataliba (Vidotti), Paulo Egídio; Alfinete e Wladimir. TÉCNICO: Mário Travaglini.

TIRADENTES: Neto; Vágner, Baiano, Zezé, Geová; MEI Sabará, Durval; Hélio Rocha, Etevaldo, Luís Sérgio, Joniel, Zuega; Valdinar. TÉCNICO: Alberino de Paula

COR 10 X 1 TIR-PI-COR 2 X 2 RMA-COR 7 X 1 SAN-COR 1 X 1 SPFC-COR 1 X 0 GRE-COR 10 X 5 POR-COR 3 X 2 VAS-COR 8 X 0 LUS

  • Obs.: O Jogo Corinthians 2 x 2 Real Madrid foi válido pelo Mundial FIFA 2000.
  • O Jogo Corinthians 3 x 2 Vasco deu ao Timão o título de "Campeão dos Campeões"