FANDOM

Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia (Buenaventura, 14 de agosto de 1966), mais conhecido como Rincón, é um treinador e ex-futebolista colombiano. Atualmente, é auxiliar-técnico de Vanderlei Luxemburgo no Atlético-MG.

BiografiaEditar

Rincón começou sua carreira no Atlético Buenaventura em 1986. Mas também jogou pelos times: Independiente Santa Fé e América de Cali da Colombia, Napoli da Italia, Real Madrid da Espanha, Palmeiras, Santos, e Corinthians do Brasil.

Rincón marcou 17 gols em 84 partidas pela seleção colombiana. Tendo jogado as copas do mundo de 1990, 1994 e 1998.

Apesar de ter jogado no futebol europeu, teve seu maior destaque atuando por times brasileiros. Principalmente pelos times de São Paulo: Palmeiras e Corinthians. No Corinthians, inclusive, foi o capitão do time Campeão Mundial em 2000.

Astro da Seleção da Colômbia nos anos 90, Freddy Eusebio Gustavo Rincón Valencia, ou simplesmente Rincón, é um dos maiores ídolos da história recente corinthiana. O craque colombiano disputou as Copas de 1990, 1994 e 1998, mas quando ergueu a taça de campeão do mundo não vestia a camisa de sua seleção, mas sim a camisa do Corinthians – ele era o capitão do time na conquista do 1o Mundial de Clubes FIFA.

O talentoso jogador nasceu em Buenaventura, Colômbia, no dia 14 de agosto de 1966, e iniciou sua carreira jogando pelo Independiente Santa Fé e América de Cali. Seu futebol chamou atenção após o Mundial de 1990, na Itália. A ainda irregular Seleção Colombiana chegou às oitavas-de-final, após se classificar em terceiro lugar no Grupo D. Os colombianos venceram os Emirados Árabes (2 a 0), perderam para a Iugoslávia (1 a 0) e empataram com a Alemanha Ocidental (1 a 1, com um gol de Rincón). No mata-mata, os sul-americanos foram derrotados pela surpreendente Seleção de Camarões, com direito a uma grande atuação de Roger Milla e uma falha clamorosa do goleiro René Higuita no segundo gol da equipe africana.

Em 1993, Rincón chegou ao futebol brasileiro. Veio jogar no Palmeiras, onde ficou por três temporadas (1993-95). Neste meio tempo, a Seleção Colombiana montou uma das equipes mais técnicas do futebol sul-americano. Comandada pelo técnico Francisco Maturama e com jogadores talentosos como Valderrama, Valencia, Asprilla e o próprio Rincón, a Colômbia chegou a ser cotada como favorita à Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, após uma irrepreensível campanha nas Eliminatórias.

A coroação do futebol colombiano veio com uma goleada espetacular sobre a Argentina, por 5 a 0, em pleno estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires. Mas nos gramados norte-americanos, a Seleção Colombiana decepcionou. Logo na estréia, uma derrota para os romenos, por 3 a 1, com um show de Gheorghe Hagi. Nesta partida, o zagueiro colombiano Escobar fez um gol contra, o que lhe custaria a vida na volta à terra natal. Na seqüência, uma derrota diante dos donos da casa por 2 a 1 eliminou a Colômbia da Copa. Na despedida, uma vitória sobre a Suíça, por 2 a 0.

Depois do fracasso nos Estados Unidos, Rincón deixou o Palmeiras para jogar no Napoli (ITA) e no Real Madrid (ESP). Voltou ao futebol brasileiro, mas desta vez para defender as cores do Timão. Meia de origem, Rincón foi adaptado para a posição de volante e tomou conta do meio-campo alvinegro. Com um futebol de alto nível, que sabia cadenciar cada jogo, um grande senso de orientação na defesa e proteção de bola como ninguém, Rincón fez história ao lado de Vampeta, Ricardinho e Marcelinho Carioca, formando um dos melhores meio-campos do futebol brasileiro nos últimos anos.

Prestígio no futebol brasileiro e dentre os torcedores colombianos, o volante disputou sua última Copa do Mundo em 1998, na França. Novamente, a Colômbia foi mal e não chegou nem à segunda fase. Na campanha, derrotas para a Romênia (1 a 0) e a Inglaterra (2 a 0) e uma vitória sobre a Tunísia (1 a 0).

Mas Rincón seguiu como um dos grandes ídolos da nação alvinegra. Foi ele quem liderou o Corinthians em sua maior conquista na história. Com suas atuações marcantes no Mundial de Clubes da FIFA, em 2000, o volante colombiano foi um dos destaques da equipe do Parque São Jorge na conquista. Herói alvinegro, Rincón teve a honra de levantar a taça de campeão mundial, para 35 mil corinthianos presentes no Maracanã e mais de vinte milhões no Brasil afora. Ainda naquele ano, o jogador deixou o Parque São Jorge, retornando em 2004, mas por um período curto.

Atualmente aposentado, está se dedicando a Carreira de técnico de futebol. Iniciou a carreira de treinador dirigindo o São Bento, de Sorocaba, para a temporada 2007 do Campeonato Paulista. Com uma campanha fraca e após sua equipe sofrer uma goleada de 6x1 para o time do Marília, pediu demissão. Em 2009, assumiu o posto de técnico do São José.

Em 2009 volta ao Corinthians, agora para ser treinador das Categorias de Base do time, mas para 2010 aceita o convite do amigo Vanderlei Luxemburgo para trabalhar no Atlético-MG como auxiliar-técnico dele.

PrisãoEditar

Em 10 de maio de 2007, foi preso na sua residência em São Paulo pela Polícia Federal do Brasil, com mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acatando o pedido de extradição da justiça do Panamá que emitiu uma ordem de prisão internacional à Interpol; Rincón, que tem os seus bens indisponíveis no Panamá e na Colômbia, é acusado de lavagem de dinheiro e associação ao narcotraficante Pablo Rayo Montaño que esta preso no Brasil desde 2006.

EquipesEditar

JogadorEditar

Atlético Buenaventura: 1986-1988

Independiente Santa Fé: 1988-1990

América de Cali: 1990-1993

Palmeiras: 1993-1994, 1996-1997

Napoli: 1994-1995

Real Madrid: 1995-1996

Corinthians: 1997-2000, 2004

Santos: 2000

Cruzeiro: 2001

TreinadorEditar

Iraty: 2006

São Bento: 2007

São José: 2009

Base do Corinthians: 2009

Auxiliar Técnico do Atlético Mineiro: 2010-

Predefinição:Corinthians idolos