FANDOM


Luis Antônio Venker de Menezes, conhecido como Mano Menezes, (Rio Pardo, 11 de junho de 1962) é um brasileiro descendente de alemães, ex-futebolista que atualmente exerce a função de treinador de futebol, e dirige o time do Corinthians.

BiografiaEditar

OrigensEditar

Começou sua carreira no futebol como jogador (zagueiro) do clube gaúcho Guarani de Venâncio Aires entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980. Mas parou logo para se dedicar ao curso de Educação Física e à carreira de treinador, que foi iniciada em 1986 no SESI do Rio Grande do Sul e seguiu pelas categoriais de base do Guarani de Venâncio Aires, Juventude e Internacional de Porto Alegre (também fez estágio no Cruzeiro em 1997 com Paulo Autuori). Mano Menezes também é formado em Administração de Empresas.

Primeiro título e início da famaEditar

No Guarani de Venâncio Aires, vence a seletiva para a Copa Sul-Minas em 2002

Ganhou notoriedade por sua boa campanha na Copa do Brasil de 2004, no comando do XV de Novembro de Campo Bom, chegando à semifinal e obtendo o 3º lugar.

GrêmioEditar

A Batalha dos AflitosEditar

Em abril de 2005, Mano Menezes foi contratado pelo Grêmio para ser o responsável por trazer o Grêmio novamente à Série A do Campeonato Brasileiro, pois o clube havia "caído" no ano anterior. A meta foi cumprida e além de levar o "tricolor gaúcho" de volta à elite do futebol brasileiro, Mano conquistou o título de Campeão da Série B daquele ano em uma partida que ficou conhecida como "A Batalha dos Aflitos" devido aos acontecimentos que se desenrolaram ao longo da partida e ao fato desta ter sido realizada no Estádio dos Aflitos, estádio do Náutico, em Recife, no estado de Pernambuco. Este episódio posteriormente virou um filme exatamente com o nome "A Batalha dos Aflitos", lançado em 2007. Naquela histórica partida, o Grêmio teve 4 jogadores expulsos, dois penaltys contra a sua meta, os dois perdidos pelo alvirrubro de Pernambuco. Quando o Náutico teve o segundo penalty a seu favor, o Grêmio já tinha os quatro jogadores a menos, e ainda restavam 20 minutos de jogo. O lateral Ademar perdeu o penalty, e nesse episódio o artilheiro do Timbu, Kuki, foi bastante criticado por não assumir a responsabilidade. Pouquíssimos minutos depois, o jovem Anderson, hoje no Manchester United, da Inglaterra, marcou o gol que decretou a volta do Tricolor Gaúcho à Série A. Até hoje essa partida é considerada por todos um dos maiores jogos da história de todo o Futebol. Foi desta forma que o grande Grêmio voltou a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, junto com outro time Pernambucano, o Santa Cruz, que no mesmo dia 26 de Novembro de 2005, venceu a equipe da Portuguesa. O árbitro daquele jogo lendário fora Djalma Beltrami.

O Bicampeonato GaúchoEditar

Em 2006, Mano levou o Grêmio ao título do Campeonato Gaúcho com vitória sobre o arquirival Internacional, título que o tricolor não conquistava desde 2001.

O Vice-Campeonato da LibertadoresEditar

Ainda em 2006, classificou o Grêmio em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, obtendo assim, uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América no ano de 2007.

Em 2007 sagrou-se bicampeão gaúcho fazendo uma brilhante campanha e na Taça Libertadores da América, eliminando dois dos grandes clubes Paulistas, o São Paulo, nas oitavas-de-final, e o Santos, na semifinal, chegando à final e perdendo para o segundo maior vencedor da competição, o Boca Juniors da Argentina.

Mano Menezes deixou o Grêmio após 169 jogos, obtendo 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas, o que representa um aproveitamento de 59,56%. Foram 302 pontos conquistados de um total de 507

CorinthiansEditar

Outro retorno à Série AEditar

No final de 2007 foi contratado para para dirigir o Corinthians, com a missão de levantar o clube que, com o rebaixamento pra a Série B, entrou na crise mais grave de toda a sua história.

No dia 28 de novembro de 2007 oficializou o final de seu vínculo com o Grêmio ao deixar de renovar seu contrato, dirigindo a equipe até 2 de dezembro de 2007, no último jogo do Campeonato Brasileiro, exatamente contra o que seria o seu próximo clube como treinador, o Corinthians, que naquele jogo foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2008, disputando a Copa do Brasil, conseguiu levar a equipe paulista à final contra o Sport e ficou com o vice-campeonato.

A perda do título da Copa do Brasil não abalou o elenco corintiano, que seguiu firmemente na disputa da Série B do Brasileirão, rumo ao principal objetivo da equipe que era o retorno à Série A, e em 8 de novembro de 2008, levou o Corinthians, com sobra, ao título do Campeonato Brasileiro da Série B.

2 títulos de expressãoEditar

Em 3 de Maio de 2009, levou o Corinthians ao título do Campeonato Paulista, sendo Campeão invicto.

Em 1º de julho de 2009, sagrou-se campeão da Copa do Brasil, contra o Internacional de Porto Alegre, disputando o segundo jogo da final na casa do adversário, e fazendo a festa no Rio Grande do Sul. Pela Copa do Brasil de 2009, a equipe comandada por Mano Menezes só foi derrotada uma única vez, para o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, pelas oitavas-de-final, pelo placar de 3x2, porém, no jogo de volta, no Pacaembu, o timão venceu por 2x0.

A Maior volta por cimaEditar

Até o presente momento, está sendo a maior "volta por cima" de um clube que caiu à Série B do Campeonato Brasileiro que, além do retorno à elite de forma impecável, conquistou em seguida um título nacional de importância que credencia seu campeão ao principal campeonato do continente, que é a Copa Libertadores da América.

1 Felipe- 2 Escudero- 3 Chicão- 4 William- 5 Alessandro- 6 Roberto Carlos- 7 Elias- 8 Jucilei- 9 Ronaldo Fenômeno- 10 Defederico- 11 Morais- 12 Danilo- 13 Renato- 19 Balbuena- 20 Bill- 22 Júlio César- 23 Jorge Henrique- 27 Paulo André- 29 Dodô- 30 Boquita- 31 Dentinho- 32 Edu Gaspar- 33 Rafael Santos- 41 Edno- 100 Marcelinho Carioca*- - Souza- - Tcheco- - Iarley- - Ralf- - Danilo- - Marcelo Mattos- - Moacir- - Leandro Castan Mano Menezes

-*- Marcelinho Carioca não jogará nenhuma partida oficial pelo clube, apenas amistosos. Chegou com o papel de embaixador no ano do centenário. </div>}}

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.