FANDOM

Roberto Carlos da Silva (Garça, 10 de abril de 1973) é um futebolista brasileiro. Atualmente joga no Corinthians, do Brasil.

Atua na Lateral-esquerda, com sua estatura médio-baixa e grande força muscular. É bastante conhecido por seus chutes fortes, corridas e cobranças de falta. Atuou pela Seleção Brasileira nas Copas de 1998, 2002 e de 2006.

CarreiraEditar

Roberto Carlos começou sua carreira no União São João de Araras, teve ainda uma rápida passagem pelo Atlético Mineiro e depois jogou pelo Palmeiras, onde foi campeão brasileiro.

Após seu sucesso no Brasil, seguiu para o futebol europeu, atuando pela Inter de Milão, rapidamente se adaptou ao estilo europeu e logo seguiu para o Real Madrid, passados onze anos, conquistando dentro dele, seu prestigio mundial e seus grandes títulos.

Em 1997, Roberto Carlos foi o segundo colocado no prêmio de Melhor jogador do mundo pela FIFA, perdendo para seu compatriota e hoje companheiro de Corinthians Ronaldo.

Em Dezembro de 2004, Roberto Carlos recebeu a cidadania espanhola mas manteve também a sua brasileira. Foi apontado por Pelé como um dos 125 maiores jogadores de futebol vivos em Março de 2004.

Em testes realizados pelo clube na temporada de 2006, o lateral realizou 100m em 10s9 e ganhou o status de jogador mais rápido do então elenco do Real Madrid e um dos mais rápidos do futebol mundial.

Jogou futebol espanhol até 2007. Em 19 de Junho de 2007, Roberto Carlos foi oficialmente anunciado pelo Fenerbahçe, da Turquia, num contrato de dois anos com opção de renovação.

CorinthiansEditar

Seu contrato com o Fenerbahçe foi encerrado na primeira quinzena de novembro e em 18 de novembro de 2009 foi anunciado como o primeiro grande reforço do clube paulista para a Copa Libertadores da América de 2010. Foi atraído ao Corinthians devido ao seu projeto para montar um time forte em 2010. O provável time contará, além de Roberto Carlos, com Ronaldo Fenômeno, Tcheco, Iarley, William, entre outros. Assinou o contrato e foi apresentado no dia 4 de janeiro de 2010.

Segundo Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, Roberto Carlos é a maior contratação para a fiel torcida corinthiana em 2010 na busca pelo título da Libertadores, maior obsessão do clube paulistano.

Seleção BrasileiraEditar

Tem mais de 120 jogos pela Seleção Brasileira e ajudou seu país a ganhar a Copa do Mundo de 2002, após ser vice em 1998.

Em 2006, após o fracasso brasileiro na competição, foi muito criticado por não ter marcado Thierry Henry no lance do gol que culminou na eliminação do Brasil do torneio, desde então Roberto Carlos disse que nunca mais jogaria pela seleção. Curiosamente, foi a segunda vez que Roberto Carlos foi derrotado pela França numa Copa do Mundo: em 1998, os brasileiros foram derrotados por 3 a 0 na final contra os franceses, anfitriões do torneio.

TítulosEditar

Palmeiras

Campeonato Brasileiro: 1993, 1994

Torneio Rio-São Paulo: 1993

Campeonato Paulista: 1993, 1994

Real Madrid

Copa Européia/Sul-Americana - Mundial Interclubes: 1998, 2002

Liga dos Campeões da UEFA: 1997-98, 1999-00, 2001-02

Supercopa Europeia: 2002

Campeonato Espanhol: 1996-97, 2000-01, 2002-03, 2006-07

Supercopa da Espanha: 1997, 2001, 2003

Fenerbahçe

Supercopa da Turquia: 2007

Brasil

Copa do Mundo FIFA: 2002

Copa das Confederações: 1997

Copa América: 1997, 1999

Jogos Olímpicos: Medalha de bronze em 1996

1 Felipe- 2 Escudero- 3 Chicão- 4 William- 5 Alessandro- 6 Roberto Carlos- 7 Elias- 8 Jucilei- 9 Ronaldo Fenômeno- 10 Defederico- 11 Morais- 12 Danilo- 13 Renato- 19 Balbuena- 20 Bill- 22 Júlio César- 23 Jorge Henrique- 27 Paulo André- 29 Dodô- 30 Boquita- 31 Dentinho- 32 Edu Gaspar- 33 Rafael Santos- 41 Edno- 100 Marcelinho Carioca*- - Souza- - Tcheco- - Iarley- - Ralf- - Danilo- - Marcelo Mattos- - Moacir- - Leandro Castan Mano Menezes

-*- Marcelinho Carioca não jogará nenhuma partida oficial pelo clube, apenas amistosos. Chegou com o papel de embaixador no ano do centenário. </div>}}